O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação Raízen unirão esforços para aportar recursos no valor de R$ 16,2 milhões no programa Ativa Educação.

portalconvenios.com
Rio de Janeiro – Edifício sede do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Esta iniciativa, cujo edital foi lançado em 22 de setembro, se propõe a capacitar profissionais que atuam nas escolas públicas de 90 municípios em todo o país.

O programa tem como metas principais o atendimento direto a 405 escolas e a disseminação do conhecimento adquirido para outras 630 instituições em todas as localidades participantes, no período de 2024 a 2027.

Essas formações serão ministradas em um formato híbrido e têm como alvo o aprimoramento da gestão escolar, bem como a capacitação de professores para a aplicação de novas práticas pedagógicas, alinhadas aos requisitos estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

É digno de nota que metade dos recursos necessários para o programa será fornecida através de apoio financeiro não reembolsável do BNDES, por meio de seu Fundo Socioambiental, que concentra seus esforços em projetos de inclusão social destinados a melhorar as condições de vida das populações de baixa renda e em situação de vulnerabilidade. Os 50% restantes serão aportados pela Fundação Raízen, uma entidade sem fins lucrativos ligada à empresa de energia.

Essa parceria entre o BNDES e a Fundação Raízen representa um importante passo na promoção da educação de qualidade no Brasil, contribuindo não apenas para o desenvolvimento de profissionais da educação, mas também para o fortalecimento do sistema educacional como um todo.

Prazo para Inscrições no Edital

As inscrições para o programa Ativa Educação vão até o dia 10 de outubro e podem ser feitas por Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias Regionais de Ensino pelo site editalativaeducacao2023.prosas.com.br.  

A metodologia do Ativa Educação propõe atuar em diferentes frentes. Inicialmente, está prevista a realização de diagnósticos da gestão escolar e do potencial de mobilização comunitária das escolas, que mapearão boas práticas e desafios considerando o contexto territorial.

Leia também:

“Para o BNDES, a redução das desigualdades passa pela melhoria da qualidade da Educação Básica brasileira e o edital, ao permitir que municípios de todos os estados do Brasil participem da seleção – atingindo, assim, as populações mais necessitadas -, insere-se nesse contexto”, disse Celina Tura, chefe do Departamento de Inclusão Produtiva e Educação do Banco.

“O objetivo do Ativa Educação é tornar a jornada formativa dos estudantes mais atrativa, para que finalizem seus estudos”, explicou Fernanda Ferraz, gerente de Performance Social na Raízen e diretora executiva da Fundação Raízen.

“O jovem que não conclui a educação básica permanece submetido a uma situação de maior vulnerabilidade socioeconômica ao longo da vida, e as questões socioemocionais influenciam na tomada de decisão desse estudante em permanecer ou não na escola.

Para formá-lo com qualidade, é necessário preparar seus formadores”, concluiu.

Fonte: Agência BNDES de Notícias.

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.