Após realizados os procedimentos de distribuição dos recursos saiba como cadastrar o relatório de gestão no módulo fundo a fundo da Plataforma +Brasil.
Os gestores municipais devem acessar a Plataforma +Brasil para realizar os procedimentos de prestação de contas referentes aos recursos recebidos pelo programa até o dia 30 de junho de 2022, conforme a prorrogação na Lei 14.150/21.
Neste artigo nós vamos mostrar um tutorial para que o responsável pela prestação de contas dos recursos da Lei Aldir Blanc, consiga realizar o preenchimento das informações na Plataforma +Brasil. Lembramos que para fazer o cadastro do relatório é necessário possuir os perfis Gestor Recebedor e Operacional Recebedor conforme pode-se observar na figura abaixo.
Caso não possua estes perfis é necessário solicitar ao responsável cadastrador que poderá atribuis o perfil necessário ao usuário.
Fluxo Geral – Cadastro do Relatório de Gestão na Plataforma +Brasil
Quando aparecer essa imagem ao lado, significa que está logado e pode iniciar os passos seguintes.
Para iniciar o cadastro do Relatório de Gestão, o usuário com perfil de GESTOR RECEBEDOR ou OPERACIONAL RECEBEDOR deve clicar em “Plano de Ação”.
O cadastro do Relatório de Gestão estará vinculado a um Plano de Ação, logo devemos localizá-lo realizando os passos em destaque.
Os Planos de Ação serão exibidos, localize o de seu interesse e clique no ícone “editar” ( ) , conforme indicado.
O Plano de Ação será detalhado, clique na aba “Relatório de Gestão” , conforme indicado.
Relatório de Gestão
Ao clicar em “Relatório de Gestão” deve aparecer os campos detalhados, Dados Gerais, Percentuais de Execução Física das Ações definidas no Plano de Ação, Descritivo do Relatório de Gestão, Anexos(opcional), Histórico de Alterações do Relatório de Gestão. O relatório será detalhado, exibindo os tópicos em destaque. Nos passos seguintes preencheremos um a um.
- Para cadastrar o relatório de gestão o usuário deverá preencher os dados solicitados no formulário.
- Descrever de maneira sucinta as ações executadas, êxitos e dificuldades, beneficiários indiretos, etc.
- Detalhar a situação das contrapartidas realizadas pelos espaços/organizações culturais beneficiários do inciso II.
- Informar o link de transparência do Ente, com a listagem dos beneficiários e os resultados das ações em formato online. Divulgações em mais de um endereço podem ser registrado no mesmo campo.
- Incluir Arquivos com informações complementares, que otimizem a apresentação dos resultados no Relatório de Gestão, conforme Comunicado nº 02/2020.
Depois de realizar o preenchimento basta clicar em Salvar conforme abaixo.
Após salvar, a situação do Relatório de Gestão passa a ser “Em Elaboração”, nessa situação as informações registradas ainda podem ser alteradas, bastando clicar no campo desejado.
Leia também: Projeto Facilita Regularização De Imóvel Proveniente De Desapropriação
Antes de finalizar e enviar para análise verificar se as informações estão preenchidas corretamente e depois clicar em “Enviar para Repassador”.
Após o envio ao Repassador, a situação do Relatório de Gestão é “Enviado para Análise”. As informações registradas não podem ser alteradas, sem a autorização do repassador.
- Modelo de prestação de contas da Lei Aldir Blanc individualizada – inciso II (manutenção de espaços culturais)
- Modelo de prestação de contas da Lei Aldir Blanc individualizada – inciso III (editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos)
- Passo a passo – Relatório de gestão
- Passo a passo para prestação de contas
- Passo a passo: tela documento de despesa 1
- Passo a passo: tela documento de despesa 2
- Passo a passo: autoatendimento do setor público e BB Gestão
Fonte: Plataforma Transferegov.