No encontro do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) realizado nesta quarta-feira (13), foi acordado que as operadoras que adquiriram direitos de uso na frequência de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), órgão vinculado ao Ministério das Comunicações (MCom), a autorização para ativar e operar redes 5G em mais 395 cidades distribuídas por seis estados brasileiros a partir do dia 18 de março.

“Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, lembrou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Os estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Piauí serão beneficiados por uma recente decisão que libera a faixa de 3,5 GHz para a implementação do 5G standalone, anunciou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Com essa medida, um total de 3.678 municípios brasileiros estão agora aptos a adotar a nova tecnologia, o que potencialmente afeta cerca de 181,3 milhões de cidadãos, representando aproximadamente 85% da população do país.

Anatel

Contudo, a Anatel enfatiza que a autorização para uso da faixa não significa uma implementação imediata do 5G nas regiões afetadas. As operadoras terão que planejar a instalação das estações 5G de maneira independente, seguindo um cronograma próprio.

A decisão está alinhada com as diretrizes estabelecidas no Edital do 5G e impacta municípios que já iniciaram o processo de migração da recepção de TV aberta gratuita, de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku, sob a supervisão da entidade Siga Antenado.

Leia também:

Também foram consideradas as ações para a liberação da faixa ocupada por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS), incluindo a instalação de filtros para mitigar interferências, garantindo a integridade dos serviços existentes.

A transmissão da TV por meio da Banda Ku promete proporcionar maior qualidade de áudio e vídeo, mais diversidade de conteúdo disponível, além de contar com uma antena parabólica menor e imune à interferência do 5G, representando um avanço significativo na infraestrutura de comunicação do país.

Kit Parabólica para CadÚnico

Usuários de TV Aberta que utilizam antenas parabólicas precisam atualizar seus equipamentos para prevenir possíveis interferências na faixa de 3,5 GHz.

As famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm direito a um kit de adaptação gratuito, oferecido pela entidade Siga Antenado.

O agendamento da instalação dos novos equipamentos é um passo importante neste processo. Informações adicionais podem ser encontradas no site da Siga Antenado ou através do contato telefônico no número 0800-729-2404.

Confira aqui a lista com a relação completa dos 395 municípios onde as operadoras estão autorizadas pela Anatel a iniciar o licenciamento e ativação de estações 5G na faixa de 3,5 GHz.

Por: Lucas A L Brandão/Portal Convênios

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.