A tecnologia 5G foi liberada para implementação em todos os 645 municípios do estado de São Paulo, conforme informações divulgadas pelo painel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), marcando um avanço na expansão da conectividade de alta velocidade no Brasil.
A liberação do 5G não se limita ao estado de São Paulo. Os três estados da região Sul do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – também receberam autorização para oferecer a tecnologia aos seus habitantes. Este movimento é parte de uma tendência mais ampla que inclui Alagoas, Rio de Janeiro, Amapá, Roraima e o Distrito Federal.
Atualmente, mais da metade dos municípios brasileiros, representando 55% do total, têm autorização da Anatel para disponibilizar a rede 5G para os usuários. No entanto, a implementação efetiva desta tecnologia é uma realidade apenas em 329 municípios do país.
Neste cenário, o estado de São Paulo lidera com 79 cidades onde o 5G já está operacional, seguido por Minas Gerais, com 37 cidades, e pelo estado do Rio de Janeiro, onde 29 cidades já contam com acesso à nova geração de conectividade móvel.
Confira se a sua cidade tem autorização para funcionar o 5G
Tem-se observado uma evolução mais rápida do que o previsto e além do que foi proposto pelo leilão da Anatel feito em 2021, que obrigava as operadoras a oferecerem até o fim de 2023, o sinal para as 27 capitais.
Hoje, já são mais de 300 cidades e mais de 10 milhões de pessoas com acesso à tecnologia no Brasil.
Para Diogo Della Torres, coordenador de Infraestrutura da Conexis Brasil Digital, “isso é um esforço que as operadoras têm feito para antecipar os compromissos feitos lá na oportunidade do leilão do 5G. O que podemos fazer de boa notícia é que o setor tem se esforçado, assim como a Anatel, para levar o 5G o quanto antes para todos os municípios brasileiros.”
Confira aqui se a sua cidade tem autorização para o sinal do 5G.
Compromissos previstos pelo Leilão da Anatel
- Até 31/07/2023: ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal (no mínimo 1 antena para cada 50 mil habitantes);
- Até 31/07/2024: ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal (no mínimo 1 antena para cada 30 mil habitantes);
Qualidade do 5G oferecido
O avanço do 5G no Brasil não foi apenas em quantidade, mas também na qualidade e na velocidade do serviço oferecido.
Leia também:
- Governo de MG pretende investir R$ 3bi em rodovias estaduais
- Lula Revela os Motivos Para o Veto de R$ 5,6 Bilhões nas Emendas de Comissão
Pelo menos é isso que mostram os dados de um relatório feito pela Ookla Speedtest. Segundo o levantamento, a velocidade de download da rede 5G no Brasil aumentou 1,4 vezes ao longo de 2023, em comparação a 2022.
Enquanto em 2022 a velocidade de download era de 312,09 Mbps, no ano seguinte passou para 443,93 Mbps. Os números, segundo o levantamento, fizeram com o que o país se posicionasse em quinto lugar entre os dez melhores desempenhos da tecnologia no mundo.
O tecnólogo em telecomunicações Carlos Alberto Costa, explica que por conta da maior quantidade de antenas que o 5G demanda, muitos pontos — mesmo em cidades que já oferecem a tecnologia — acabam não tendo o sinal. Mas concorda com a pesquisa que avalia o bom desempenho do Brasil nesse sentido e no esforço de todas as partes para que mais pessoas tenham acesso à tecnologia.
“É de interesse da operadora trazer novidades para o consumidor. Inclusive os fabricantes de smartphones, os modelos mais recentes, quase todos os aparelhos já estão sendo lançados com o 5G.”
Fonte: Brasil 61.