Infraestrutura: Pesquisa Aponta que Municípios não Aproveitam Potencial de Crescimento
A pesquisa ouviu 329 empresários e, especialistas entre 13 de maio e 3 de junho de 2025.
A esfera municipal foi a única a apresentar deterioração efetiva na percepção de aproveitamento do potencial para investimentos em infraestrutura, segundo o 13º Barômetro da Infraestrutura Brasileira, divulgado neste semestre.
Realizada semestralmente pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), em parceria com a consultoria EY-Parthenon, a pesquisa mostra que 58,9% dos entrevistados classificam como “muito baixo” o nível de aproveitamento das oportunidades de crescimento pelos municípios — incluindo instrumentos como parcerias público-privadas (PPPs).
Outros 17,6% afirmam que esse potencial não é explorado “de forma alguma”. Na União e nos estados, esse índice é de apenas 2,6%. As expectativas em relação às prefeituras também recuaram frente ao levantamento anterior e às demais esferas federativas.
No segundo semestre de 2024, 22,4% dos respondentes apontavam que os municípios aproveitavam parcialmente o potencial para concessões e PPPs; agora, são 19,7%. Já a percepção de que o aproveitamento é “muito pouco” aumentou de 56,1% para 58,9%.
Em sentido oposto, os estados melhoraram. O percentual dos que veem um aproveitamento total do potencial de PPPs pelos governos estaduais subiu de 4,3% para 5,9%, enquanto a avaliação de aproveitamento parcial avançou de 49,0% para 54,2%.
Municípios: sem recursos e pessoal qualificado
Cesar Bergo, economista e sociólogo, professor de mercado financeiro da Universidade de Brasília (UnB) e sócio diretor da OpenInvest, acredita que parte do problema de os municípios não investirem em infraestrutura é devido à falta de pessoal qualificado para a elaboração dos projetos.
“Quando você fala de municípios, aí realmente é uma dificuldade muito grande, porque você tem alguns municípios que não têm uma boa articulação, que não têm um bom quadro para poder fazer um bom planejamento e acabam muitas vezes perdendo as oportunidades”, explicou o professor.
Leia também:
- Prefeituras: Veja Despesas Proibidas com Emendas PIX que Você Precisa Evitar
- Marco do Saneamento: Por que os Pequenos Municípios Estão Atrasados nas Metas?
- Bolsa Família Cancela 958 mil Beneficiários em Julho
Bergo destaca que uma das dificuldades de se investir em infraestrutura é a falta de recursos.
“Um dos problemas maiores da infraestrutura é a falta de recursos, sobretudo não só privados, que têm um risco em função da taxa de juros elevada, tem a questão do Fundo de Garantia que está sendo utilizado para outros fins. Você não tem recursos para trabalhar essa parte de infraestrutura, o saneamento básico, por exemplo. Tem um problema de planejamento. Durante o governo passado, nós tivemos a junção de vários ministérios em um só que foi o Ministério da Economia. Praticamente aniquilou o Ministério do Planejamento. Agora, o Ministério do Planejamento volta tímido. Ele é fundamental para esse tipo de projetos, envolvendo a infraestrutura, porque se o Ministério da Fazenda cuida da arrecadação, o Planejamento cuida dos gastos”, avaliou.
De acordo com o 13º Barômetro, o setor de rodovias será o que vai receber mais investimentos em infraestrutura nos próximos três anos, ultrapassando o segmento de saneamento básico.
Fonte: Brasil 61
One thought on “Infraestrutura: Pesquisa Aponta que Municípios não Aproveitam Potencial de Crescimento”
Comments are closed.