O sistema Educacenso está disponível a partir de 1º de fevereiro para lançar informações sobre o desempenho e movimento escolar dos alunos.

As informações sobre o desempenho dos alunos, incluindo aprovação, reprovação, transferência ou abandono, devem ser registradas pelas escolas no módulo Situação do Aluno do sistema.

O Inep avisa que, até o momento, os seguintes documentos ainda não foram liberados:

• Relatório de Perfil: Situação das escolas;
• Relatório de Perfil: Relação das Escolas e a Situação dos Alunos Admitidos Após;
• Relatório Gerencial: Relação de Alunos informados como Falecidos e com informação de Rendimento ou Curso em Andamento/Sem Movimentação (Indisponível apenas para o Perfil Setec);
• Análise Comparativa Situação – indisponível apenas para o perfil municipal.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais notificará os coordenadores estaduais e dos municípios capitais assim que os documentos estiverem disponíveis. O prazo para coleta de dados encerra-se em 17 de março.

O que é o Educacenso?

Educacenso é uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação(MEC). É realizada a cada dois anos e tem como objetivo coletar dados sobre a educação básica no país.

Leia também:

O Educacenso fornece informações sobre escolas, professores, alunos e oferta de ensino, entre outros aspectos importantes da educação brasileira. Esses dados são usados para fins estatísticos e de planejamento da educação no país. Além disso, o Educacenso é considerado uma das fontes mais confiáveis de informações sobre a educação no Brasil.

Como fazer preenchimento no sistema Educacenso

Para fazer o preenchimento do Educacenso, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP): https://inep.gov.br/
  2. Clique na opção “Educacenso” no menu principal.
  3. Escolha a opção “Preenchimento da Escola” e faça o login com as informações de acesso da escola.
  4. Preencha todas as informações solicitadas, incluindo dados sobre o corpo docente, alunos, infraestrutura e oferta de ensino.
  5. Verifique as informações preenchidas antes de enviá-las.
  6. Confirme o envio dos dados e guarde uma cópia para futuras referências.

Obs.: É importante que as informações preenchidas no Educacenso sejam precisas e atualizadas, pois elas são usadas para fins estatísticos e de planejamento da educação no Brasil.

O diretor e os dirigentes das escolas públicas são responsáveis pelo preenchimento dos dados, mas também podem ser realizados pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação em colaboração com as escolas.

É importante que todas escolas façam corretamente o cadastro das informações para que não ocorra risco de ficar de fora das estatísticas oficiais – base para a consolidação de programas federais. Clique aqui para ter acesso aos materiais de orientação do Censo Escolar.

Fonte: Agência CNM.

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.