Produtores culturais de todo o país já podem inscrever seus projetos para exibição no CCBB, o Centro Cultural Banco do Brasil.

Para esta edição, serão R$ 120 milhões em ações nos próximos dois anos. O valor é 20% a mais do que no edital anterior, de 2023. A ideia é selecionar iniciativas inéditas, plurais e inovadoras, as diferentes. E vale tudo: exposição, teatro, cinema, música… A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, diz que o que se quer é democratizar.
Toda mensagem que vier ao encontro de exaltar nossa cultura, de exaltar a nossa descendência, de exaltar o jeito de ser Brasil, ela será muito bem-vinda.
No biênio anterior, foram mais de 6.600 projetos. Analisados um a um. E para exposição em todos os CCBBs do país: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, o mais novo de todos – Salvador. Uma união de forças, como diz a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
Então é aí uma ação muito forte, de união de forças, para a gente conseguir fazer com que todos tenham a oportunidade de ter um apoio, de ter um patrocínio nesse país onde nós temos mais de 7 milhões de pessoas trabalhando no setor cultural brasileiro.
Uma novidade para esta edição são os cursos para produtores culturais. A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, conta que a ideia surgiu depois que eles perceberam que os projetos que chegavam eram de alta qualidade, mas faltavam informações. Será como pegar o produtor cultural pela mão, Tarciana Medeiros explica.
Muitos projetos, por exemplo, se quer trazem a que eixo cultural eles se destinam. Se quer trazem, qual é o objetivo do espetáculo. Qual é o público? Que público que vai ser atingido? Qual é a mensagem principal que aquele espetáculo deseja passar? Então esse tipo de capacitação técnica para apresentação do projeto é que nós estamos nos dispondo junto com MinC [Ministério da Cultura] a capacitação dos produtores e dos artistas.
Os projetos já podem ser inscritos. O prazo começou nesta terça-feira, e vai até o final de maio. Depois, disso, a equipe técnica vai analisar cada um deles.
Como funciona o Programa Banco do Brasil de Patrocínios?
O Programa de Patrocínios do Banco do Brasil foi criado para identificar e apoiar iniciativas que ampliem o reconhecimento da marca e possibilitem apresentar soluções, produtos e serviços do BB a diferentes segmentos de público.
Leia também:
- Portaria nº 321 do FNDE Altera Monitoramento e Conclusão de Obras Escolares
- 293 Cidades Poderão Contar com Novas Rádios Comunitárias; Confira o Resultado
- Editais com Inscrições Abertas: Aproveite as Oportunidades para o Seu Projeto Social Crescer
As propostas devem gerar impacto positivo, despertar emoção e contribuir para a compreensão das dinâmicas contemporâneas da sociedade, aproximando-se de diversas expressões culturais e estilos de vida.
A instituição investe no desenvolvimento esportivo porque acredita que o esporte ensina lições valiosas, traz diversão, realiza sonhos e promove união. Já o estímulo às manifestações culturais visa inserir a arte no cotidiano das pessoas, fazendo com que ela seja sempre um ponto de interesse.
O objetivo é incentivar novas ideias, atrair profissionais talentosos e gerar soluções cada vez mais inovadoras, relevantes e sustentáveis.
O BB não patrocina
Entretanto, o Banco do Brasil não oferece patrocínio a projetos de caráter político-eleitoral-partidário, nem aos que incentivem ou apoiem protestos, passeatas ou reivindicações de qualquer natureza.
Iniciativas de cunho religioso ou organizadas por entidades religiosas, bem como a publicação de livros, produção de conteúdo musical (em CD, DVD ou qualquer mídia), cinematográfico e televisivo, além da criação ou manutenção de sites e softwares, também estão fora do escopo de patrocínio. Reformas e restaurações de prédios ou construções civis de qualquer tipo não são contempladas. (saiba mais: vedações)
Projetos sociais voltados ao desenvolvimento sustentável, à inclusão socioprodutiva e à reaplicação de tecnologias sociais são apoiados pela Fundação Banco do Brasil. Os editais públicos podem ser acessados no site da instituição.
E como saber se o seu projeto foi selecionado? É só aguardar. Resultado será divulgado em outubro. As informações completas estão no https://www.bb.com.br/site/patrocinios/.
Por: Priscilla Mazenotti – Rádio Nacional.