portalconvenios.com

CAIXA Lança Programas Gratuitos de Capacitação para Gestores Públicos

Visando modernizar a gestão pública por meio da inovação, a CAIXA, em parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e a Fundação Dom Cabral (FDC), lançou no dia 1° de agosto, dois programas de capacitação destinados ao desenvolvimento de lideranças e gestores públicos: “Serviço Público do Futuro” e “Inovação na Gestão Pública”.

Vice-presidente de Governo da CAIXA, Tiago Cordeiro, com representantes da Fundação Dom Cabral e do Tesouro Nacional. Foto: Divulgação/CAIXA

As iniciativas contemplarão agentes públicos, que serão selecionados para se prepararem a liderar, e atuar em um contexto de mudanças tecnológicas aceleradas, novas demandas sociais, maior cobrança por serviços públicos mais eficientes, com foco no cidadão.

“A parceria com a Secretaria do Tesouro Nacional e com a FDC reforça nosso compromisso com a modernização do serviço para a entrega de soluções mais eficientes à população”, mencionou — Tiago Cordeiro, vice-presidente de Governo da CAIXA.

O projeto é operacionalizado pela CAIXA e oferece capacitação gratuita aos participantes, financiada com recursos das Portarias MF nº 808/2023 e STN/MF nº 1.478/2023.

O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, reforçou que “o Tesouro Nacional está empenhado em colaborar e apoiar que estados e municípios se preparem para absorver novas tecnologias e utilizá-las para gerar eficiência e levar a população serviços públicos cada vez melhores”.

Portaria 808/2023: incentivo à eficiência fiscal

A Portaria MF nº 808/2023 determina que, ao conceder garantia da União em operações de crédito de estados, Distrito Federal e municípios, as instituições financeiras aportem 0,5 % do valor contratado em ações de melhoria da gestão pública e promoção de investimentos. A CAIXA operacionaliza o projeto dentro desse marco regulatório.

Leia também:

Inovação em Gestão Pública

Com abordagem prática e foco estratégico, o programa Inovação em Gestão Pública propõe, em 80 horas-aulas, capacitar os participantes na adoção de soluções inovadoras e no uso de tecnologias emergentes no setor público.

Os conteúdos abrangem temas como inteligência artificial, big data, foresight e tendências de inovação, estimulando também uma mentalidade voltada à transformação institucional.

Segundo o Antonio Batista da Silva Junior, presidente-executivo da Fundação Dom Cabral “essa parceria da FDC com o STN e a CEF é resultado de um esforço conjunto destinado ao fortalecimento de uma gestão pública eficiente, ética e inovadora, capaz de gerar cada vez mais valor para a sociedade”,

Serviço Público do Futuro

Já o programa Serviço Público do Futuro foi desenvolvido a partir de uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da FDC, em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF).

O estudo aponta que, além das competências digitais, habilidades como adaptabilidade, flexibilidade e empatia serão essenciais para o servidor do futuro. A formação oferece, em 55 horas-aulas, ferramentas práticas para o desenvolvimento de lideranças alinhadas às mudanças sociais e tecnológicas em curso.

As duas programações estão alinhadas aos debates em torno da Reforma Administrativa no Congresso Nacional, que tem entre seus eixos centrais a valorização de competências e a promoção da inovação no serviço público. A proposta visa contribuir para o fortalecimento da eficiência, e da qualidade dos serviços públicos oferecidos por agentes públicos.

As iniciativas vão beneficiar 80 servidores públicos a serem selecionados, com o propósito de prepará-los para liderar e atuar em um cenário de rápidas transformações tecnológicas, novas demandas sociais e a crescente exigência por serviços públicos mais eficientes e centrados no cidadão.

O período de inscrições será divulgado em breve. Os interessados devem acompanhar pelo site da CAIXA e da FDC.

Por: Thais Correa/Portal Convênios – Fonte: Imprensa CAIXA.

Siga Nossas Redes Sociais