Governo Federal Reconhece Situação de Emergência em 29 Municípios

O Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta semana a situação de emergência em 29 cidades afetadas por diferentes tipos de desastres naturais. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Na região Nordeste, a falta de chuvas tem comprometido o abastecimento de água e a agricultura em diversas localidades. Estão em situação de emergência por estiagem os municípios de Belo Monte e Poço das Trincheiras (AL); Ibiquera, Ibitiara, Presidente Dutra e Santa Brígida (BA); Milhã (CE); Monteiro e São Vicente do Seridó (PB); e Poço Verde (SE).

Além da estiagem, que caracteriza um período de chuvas abaixo do normal, algumas cidades enfrentam a seca, fenômeno ainda mais severo pela ausência prolongada de precipitações. Nessas condições estão São José da Ponte (MG), Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas e São Tomé (RN).

No Sul do país, o excesso de chuva também trouxe transtornos. O município de Santa Margarida do Sul (RS) sofreu com fortes precipitações, enquanto Vespasiano Correa (RS) registrou enxurradas que afetaram a população local.

Outros desastres também motivaram os reconhecimentos. Em Nova Roma (GO), o motivo foi um incêndio florestal. Já Serra do Navio (AP) e Campanha (MG) tiveram o registro de infestações, que também prejudicaram a rotina da população.

Passam por um período de estiagem os municípios de Itamarati, no Amazonas; Mirante e Pé de Serra, na Bahia, Arenópolis, em Goiás. Já Luís Gomes e Triunfo Potiguar, no Rio Grande do Norte, e Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe, enfrentam a seca, que é um período de ausência de chuva mais prolongado do que a estiagem.

Por outro lado, as cidades de Arambaré e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foram castigadas por fortes chuvas, enquanto Barra do Garças, em Mato Grosso, obteve o reconhecimento federal de situação de emergência por causa de incêndio florestal.

Apoio federal

Com a homologação das portarias, as prefeituras dos municípios afetados estão autorizadas a solicitar ao Governo Federal recursos para ações emergenciais de defesa civil.


Leia também:


Os repasses poderão ser utilizados na aquisição de cestas básicas, água potável, refeições para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a medida tem como finalidade assegurar assistência imediata às comunidades atingidas e minimizar os impactos sociais e econômicos provocados pelos desastres.

Juliana Moretti, diretora do Departamento de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional explica como os repasses podem ser aplicados:

“Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados em três frentes: ações emergenciais para socorro e assistência às vítimas de desastres, como por exemplo o fornecimento de kits de alimentos, de higiene e apoio logístico; – restabelecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água e a desobstrução de vias; e por fim, na recuperação de áreas afetadas por desastres como por exemplo as ações para a reconstrução de infraestruturas públicas e residenciais atingidas.”

Confira mais detalhes abaixo.

  1. Portaria n⁰ 2.893
  2. Portaria n⁰ 2.894
  3. Portaria nº 2.895
  4. Portaria nº 2.897
  5. Portaria nº 2.899
  6. Portaria nº 2.914
  7. Portaria nº 2.915
  8. Portaria nº 2.916
  9. Portaria nº 2.918

Como solicitar recursos

As cidades que obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) recursos para ações de defesa civil.

O pedido deve ser formalizado pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho apresentados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores requeridos.

Após a aprovação, o montante autorizado é oficializado em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD.

As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Por: Thais Correa/Portal Convênios – Fonte: Brasil 61.

Siga Nossas Redes Sociais

One thought on “Governo Federal Reconhece Situação de Emergência em 29 Municípios

Comments are closed.