O desenvolvimento de competências específicas e a atualização sobre melhores práticas são essenciais para os gestores públicos que devem assumir cargos na administração municipal em 2025.
Investir em capacitação logo no começo pode fazer a diferença na qualidade da administração de projetos e na capacidade de enfrentar os desafios que estão por vir durante o mandato de quatro (4) anos. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 cursos gratuitos que abordam temas cruciais para uma gestão pública bem sucedida.
Esses cursos oferecem ferramentas valiosas para planejar, implementar e avaliar políticas públicas com foco em resultados e transparência, proporcionando um suporte estratégico para gestores que desejam fazer a diferença desde o início de sua atuação.
1 – Avaliação de Simulação Energética
O curso proporciona conhecimentos práticos em simulação energética, com ênfase em eficiência energética e sustentabilidade.
Ele capacita profissionais a otimizar projetos de Habitações de Interesse Social no Brasil, utilizando critérios técnicos e sustentáveis como base para o desenvolvimento.
Carga Horária: 25h
Disponibilidade: 30 dias
Público Alvo: Profissionais da construção civil ligados a Habitações de Interesse Social (HIS): técnicos, engenheiros, arquitetos, acadêmicos e equipes do setor público ou privado. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.
Confira mais informações e inscrições
2 – Introdução à Regularização Fundiária Urbana
Este curso oferece uma compreensão aprofundada dos conceitos fundamentais de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), preparando indivíduos e organizações para lidar com as informalidades urbanas e aplicar políticas públicas eficazes em todo o território nacional.
Carga Horária: 20h
Disponibilidade: 30 dias
Público Alvo: Servidores públicos de todas as esferas e todo cidadão interessado na temática. Curso aberto, gratuito e com certificado, qualquer pessoa pode se inscrever.
Confira mais informações e inscrições
3 – Uso de dados para gestão do transporte público coletivo
O curso ensina como analisar e utilizar dados para melhorar a eficiência e a qualidade dos sistemas de transporte urbano.
Leia também:
- Transição da Reforma Tributária em 2025 Será Desafio para Prefeitos Eleitos
- Projeto de Lei Propõe Mudanças nas Emendas Parlamentares em 2025
Ele aborda técnicas de coleta, interpretação e aplicação de informações para otimizar rotas, reduzir custos e aumentar a satisfação dos usuários, auxiliando gestores na tomada de decisões baseadas em evidências.
Carga Horária: 10h
Disponibilidade: 30 dias
Público Alvo: Gestores, gestoras e demais agentes responsáveis pelo planejamento, regulação e fiscalização do transporte público e da mobilidade urbana nos órgãos públicos locais.
Confira mais informações e inscrições
4 – Implementação do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico – Introdução
A certificação explorará as principais atribuições e responsabilidades na implementação do marco legal do saneamento básico, instituído pela Lei nº 14.026/2020.
Serão apresentados conceitos fundamentais, a agenda regulatória da ANA e o processo de estruturação de projetos com o apoio do BNDES e da SPPI. Esta iniciativa conjunta entre os órgãos mencionados oferece uma visão introdutória sobre o marco legal do setor.
Carga Horária: 20h
Disponibilidade: 30 dias
Público Alvo: Gestores e agentes públicos que atuam na área de saneamento básico ou com assuntos relacionados a essa área.
Confira mais informações e inscrições
5 – Certificação em Transferências Discricionárias da União: dos fundamentos à prestação de contas
Esta certificação possibilita uma visão geral acerca das transferências da União, em especial as discricionárias, apresentando uma compreensão detalhada dos fundamentos legais, das etapas e dos procedimentos necessários para a efetivação das transferências discricionárias da União.
O curso aborda os requisitos para o acesso a esses recursos, os critérios de elegibilidade, a execução e a prestação de contas.
Ideal para gestores e servidores públicos, este curso oferece conhecimentos essenciais para uma administração eficiente e em conformidade com as normas vigentes, contribuindo para uma gestão transparente e responsável dos recursos públicos.
Carga Horária: 94h
Público Alvo: Agentes públicos e públicas que atuam nas diversas modalidades e fases das transferências da União, bem como demais pessoas interessadas no assunto.
Critérios para obtenção do certificado: Ser aprovado em todos cursos relacionados à trilha, dentro de um prazo de 365 dias a contar da data de inscrição no primeiro curso até a data de inscrição no último curso.
Confira mais informações e inscrições
Por: Lucas A L Brandão/Portal Convênios