Plataforma e-Aud da CGU traz benefícios para processos de governança, gestão de riscos e controles internos na autarquia.
O e-Aud é o sistema desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) para gestão da Atividade de Auditoria Interna Governamental. O sistema integra, em uma única plataforma eletrônica, todo o processo de auditoria desde o planejamento das ações de controle, até o monitoramento das recomendações emitidas e o registro dos benefícios.
O sistema é oferecido gratuitamente a todos os órgãos e unidades que integram o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal (SCI) e às auditorias internas singulares dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (Audin). Por ser uma plataforma Web, ele não precisa ser instalado em máquinas ou servidor para o armazenamento dos dados. Para utilizá-lo basta acessá-lo pela internet.
Como é Utilizado pelo FNDE
Utilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde o início do ano passado, o sistema e-Aud vem contribuindo para o aprimoramento dos processos de governança, gestão de riscos e controles internos na autarquia, promovendo, consequentemente, a melhoria da gestão pública. Este é o entendimento da Auditoria Interna do FNDE, que passou a usar o sistema para o monitoramento de todas as suas recomendações em 2020, inclusive aquelas emitidas em exercícios anteriores, que estão sendo migradas para a plataforma.
As recomendações consistem em ações que a unidade auditada precisa adotar para corrigir falhas, tratar riscos ou aperfeiçoar processos de trabalho e controles. São fundamentais para que as auditorias atinjam seu propósito de trazer ganhos para a gestão.
Por meio do sistema, a CGU e a Auditoria podem monitorar as recomendações, orientações, alertas e comunicações que emitem às unidades auditadas. Dentro do e-Aud, é possível comunicar as recomendações ao setor auditado, o gestor se manifestar quanto à ação adotada e a unidade de auditoria se posicionar quanto à manifestação, apurando os benefícios decorrentes da implementação das recomendações.
Como faço para acessar o e-Aud
O e-Aud está integrado com a plataforma de login único do Governo Federal, o gov.br, que oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais. Se ainda não tiver uma conta no gov.br, acesse o endereço do Gov.br, escolha a opção Crie sua conta e siga os passos.
Depois de criada sua conta no gov.br, acesse e-Aud, escolha a opção login único Gov.br. Você será direcionado para a tela inicial da plataforma de login único do Governo Federal. Informe seu CPF e em seguida, a senha que você cadastrou anteriormente.
No primeiro acesso, ao clicar em Entrar você será solicitado a autorizar o uso de seus dados pelo e-Aud. Isso é necessário para que o sistema receba seus dados pessoais de identificação. Leia os termos de uso e a política de privacidade. Se estiver de acordo e clicar em Autorizar, você será redirecionado para a tela de primeiro login do e-Aud, que solicitará algumas informações adicionais (matrícula SIAPE e telefone de contato). Após preencher os dados e clicar em Salvar, o processo estará concluído.
Nos próximos acessos, você só precisar ir para e-Aud, escolher a opção login único Gov.br e informar seu CPF e a senha que você cadastrou anteriormente no gov.br. Em seguida, você será redirecionado para a tela inicial do e-Aud.
Fontes: FNDE / CGU.