A Receita Federal liberou para todos os municípios brasileiros acesso a notas fiscais de serviços eletrônicas (NFS-e), no padrão nacional, emitidas por Microempreendedores Individuais (MEI).

Essa possibilidade estava disponível apenas para os entes municipais conveniados.

Desde o início do ano, o Microempreendedor Individual (MEI) pode emitir nota fiscal pelo sistema da Receita Federal. Para isso, ele precisa se cadastrar como emissor de nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) ou de nota fiscal de consumidor eletrônica (NFC-e), dependendo do tipo de operação que deseja realizar.

As emissões são realizadas a partir dos emissores públicos disponibilizados:

 – Emissor Web (versão para navegador): https://www.nfse.gov.br/EmissorNacional;

NFS-e Mobile (versão para dispositivos móveis): disponível na App Store (Apple) e na Play Store (Google).

Os MEIs que optarem pela emissão do documento eletrônico devem efetuar um cadastro inicial no Emissor Web para a criação de uma senha de acesso.

A partir dos cadastros realizados, as notas emitidas na plataforma poderão ser acessadas pelos municípios via Application Programming Interface (API). Toda a documentação necessária para integração à API também pode ser acessada no Portal NFS-e: www.gov.br/nfse.

Servidores municipais

Os servidores municipais autorizados poderão também acessar o ambiente de testes do Painel Administrativo Municipal (PAM). Esse painel é responsável pelas configurações municipais na plataforma em relação às suas respectivas legislações.

As informações inseridas pelos municípios neste ambiente não possuem validade jurídica, servindo de testes e familiarização dos agentes municipais às telas de configuração.

Leia também:

O primeiro acesso ao ambiente de testes deve se dar via certificado digital do gestor municipal (prefeito): https://www.producaorestrita.nfse.gov.br/PainelMunicipal/

Municipios e MEIs podem obter todas as informações necessárias pelo Portal da NFS-e no endereço https://www.gov.br/nfse.

5 vantagens para o MEI em emitir nota fiscal pelo sistema da Receita Federal

1 – Legalização do negócio: A emissão de notas fiscais eletrônicas é obrigatória para a regularização do negócio do MEI, e pode evitar problemas com a fiscalização.

2 – Credibilidade: A emissão de nota fiscal transmite uma imagem mais profissional e confiável do negócio para os clientes.

3 – Acesso a novos mercados: Muitos clientes, especialmente empresas, exigem nota fiscal para realizar compras. Com a emissão de nota fiscal, o MEI pode acessar novos mercados e ampliar suas vendas.

4 – Controle financeiro: A emissão de nota fiscal ajuda o MEI a controlar suas finanças e a manter registros mais precisos das vendas realizadas.

5 – Simplificação do processo: A emissão de nota fiscal eletrônica pelo sistema da Receita Federal é um processo simples e rápido, que pode ser realizado pelo próprio empreendedor, sem a necessidade de contratar um contador ou utilizar sistemas de emissão de notas fiscais mais complexos.

Fonte: Receita Federal.

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.