A secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania lançou o Saberes SUAS, na terça-feira (25.01).
Trata-se de uma nova ação estratégica, com base em experiências desenvolvidas a partir da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
A iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pensada para complementar a formação de gestores, conselheiros e trabalhadores do Sistema, que já contam com o Capacita SUAS.
A grande inovação do Saberes SUAS é disponibilizar capacitação para profissionais de nível médio, como destacou a secretária Nacional de Assistência Social da Secretaria Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia. “Nós acreditamos numa política de educação permanente do SUAS, que é um compromisso de todos os entes federados. O Saberes vem como uma ação complementar”, afirmou.
Modalidade EaD
Serão lançados dois cursos, um para profissionais com ensino médio e outro para aqueles com nível superior. Os dois serão realizados à distância (modalidade EaD), cada um com a oferta de 4,5 mil vagas, totalizando nove mil. Cada curso será dividido em seis módulos, com carga horária de 100 horas e duração aproximada de cinco meses. Durante as aulas, uma tutoria online ficará disponível aos alunos. Todos os participantes receberão certificação ao final.
Leia também: Projeto Facilita Regularização De Imóvel Proveniente De Desapropriação
A educação permanente do SUAS está presente nos principais itens normativos da Política Pública de Assistência Social, desde a Lei Orgânica até a Política de Educação Permanente, sobre a qual a criação do Saberes SUAS está fundamentada. “É a Gestão do Trabalho e a Educação Permanente que proporcionam a trabalhadores, gestores e conselheiros as competências e as habilidades necessárias para a maior profissionalização do SUAS”, concluiu Yvelônia.
Cursos do Saberes SUAS
Os cursos do Saberes SUAS são uma nova forma de pensar na educação permanente como um meio de transformação social. Eles visam a construção de conteúdos e saberes de modo a qualificar as ofertas dos serviços sócio-assistenciais no Brasil. A Política Nacional de Educação Permanente do SUAS estabelece princípios e diretrizes para a inserção da perspectiva político-pedagógica fundamentada em novas atitudes, novos conhecimentos que possam atender às necessidades da população.
“Está é sem dúvida uma das maiores contribuições ao processo de aprimoramento da assistência social e da qualificação dos serviços e programas. O Saberes SUAS surge com o objetivo de ampliar as opções de educação permanentes do SUAS. Queremos uma ação que possa de forma estratégica e complementar também contribuir para o aprimoramento e o aperfeiçoamento dos trabalhadores”, destacou o diretor do Departamento de Gestão do SUAS, Miguel Ângelo.
O secretário da Universidade Federal de Santa Catarina, Luciano Patrício, também apresentou o sistema operacional que os cursos ficarão hospedados e falou da parceria. “Tenho certeza de que com a expertise da Universidade na modalidade de ensino à distância produziremos uma ação inovadora que virá para somar à assistência social no Brasil”, disse.
Termo de Execução Descentralizada (TED)
A parceria do Governo Federal com a UFSC foi feita por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED), no valor aproximado de R$ 2 milhões, de crédito orçamentário já descentralizado para a Universidade. A estimativa é de que os cursos tenham início no segundo semestre deste ano.
A Secretaria Nacional de Assistência Social pretende divulgar a nova estratégia de educação permanente em âmbito nacional, em acordo com os princípios e objetivos da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, e também proporcionar abrangência e equalizar as ofertas para as diferentes regiões do país.
A presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (FONSEAS), Chyntia Figueira, destacou a complementação do Saberes ao Capacita SUAS. “Desejamos que ele venha como uma ação estratégica para somar e não para substituir, que venha para fortalecer ainda mais o Capacita SUAS e toda a rede sócio-assistencial”.
“Essa novidade vai atender e alcançar os trabalhadores do ensino médio que não estavam abarcados. Nós temos que começar a escutar todos, pois a nossa construção é participativa e colaborativa”, concordou a vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Aldenora Gomes. “O Saberes não está substituindo o Capacita, ele é uma ação estratégica que está acontecendo para que a gente possa chegar ao trabalhador lá na ponta”, concluiu.
O presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), Elias de Sousa, também destacou a importância da nova iniciativa. “O SUAS é patrimônio da sociedade brasileira. Construímos coletivamente o Capacita SUAS que é o nosso pilar da educação permanente. Que o Saberes SUAS formem concepções de ações e serviços para a proteção à assistência social se realizar da melhor forma”, finalizou.
Por: Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania.