Os gestores municipais e diretores(as) das instituições de ensino públicos e privados de todo país, devem se atentar para o prazo de envio do Censo Escolar 2021, o dia 23 de agosto próxima segunda-feira é o prazo final para informar os dados da matrícula.
O registro das informações e os dados da educação básica, referentes ao Censo Escolar 2021 devem ser feitos através do sistema Educacenso. Devido a pandemia de covid-19, o prazo foi adiado já que muitas Escolas estavam finalizando o censo do ano letivo de 2020.
A Portaria 200/2021 estabeleceu o cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2021 e tem como base referência a última quarta-feira 26 de maio. As informações coletadas nesta pesquisa anual vão servir de base para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como de programas federais de educação.
Censo Escolar
Coordenado pelo Inep do Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar é a principal ferramenta utilizada para levantar dados estatísticos e informações das escolas públicas e privadas de todo Brasil. As instituições de ensino abastecem o sistema com essa pesquisa, que servirá de subsídio para avaliar a qualidade do ensino e nortear políticas públicas para o sistema educacional brasileiro.
Leia Também: FPM: repasse da segunda parcela de agosto será 44% maior do que no ano passado
As informações que serão coletadas nos formulários do Censo Escolar referem-se às matrículas, escolas, gestores, turmas, docentes e demais profissionais da educação.
Fonte: MEC