O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está estruturando um projeto-piloto que vai apoiar a revitalização de centros históricos e patrimônios das cidades brasileiras.
O presidente da instituição esteve no Porto Digital em Recife onde será implementado o modelo de revitalização em grande escala das edificações do patrimônio histórico. A linha BNDES Fundo Cultural deverá disponibilizar até R$ 2,75 milhões de reais nesta primeira fase do projeto, e tem como vitrine o Porto Digital que vem atraindo nos últimos anos startups de tecnologia de todo país.
O BNDES pretende realizar uma discriminação minuciosa da situação para ofertar instrumentos de revitalização urbana, que possam ocasionar em acordos e oportunidades para consócios privados. A ideia é que o projeto possa gerar um modelo piloto de gestão que possa criar reabilitação em larga escalda de edifícios tombados pelo patrimônio e de áreas históricas agregando esforços públicos e privados.
“Contar o passado olhando para o futuro sustentável e inovador passa por preservar e reconhecer a história (do país)”, afirmou
Gustavo Montezano – Presidente de BNDES
REVITALIZAÇÃO URBANA
“O patrimônio arquitetônico do Bairro do Recife possui grande diversidade de estilos, onde se fundem o colonial, o eclético, o industrial e o moderno. O bairro recebeu mais de R$ 90 milhões de investimentos para renovação urbana ao longo da última década. A legislação municipal, estadual e federal, bem como a participação ativa do setor público, facilita e estimula os investimentos privados voltados para a estruturação de um ambiente de negócios de escala mundial.
O Porto Digital complementa as ações de revitalização, no esforço de demonstrar que é possível combinar o desenvolvimento tecnológico com a preservação da história e da cultura. Dessa forma, O PD recuperou diversos edifícios de destaque, de forma a adequar a infraestrutura do bairro para receber empresas modernas, ao mesmo tempo em que mantém suas características arquitetônicas”.
Porto Digital e o BNDES
Atuação do BNDES no Porto Digital se dará através de um protótipo que vai levantar as mais diversas informações como a definição do perímetro, a consolidação de metodologia, seleção de modelo de gestão, desenvolvimento de diretrizes, apresentação de resultados e a promoção de seminários internacionais. Realizadas as ações deste cronograma serão constituídos gestores para atrair investimentos na incorporação de imóveis, aporte de capital, projetos executivos, obras e administração dos ativos.
O Porto Digital Conta com três incubadoras de empresas, duas aceleradoras de negócios, seis institutos de pesquisa de desenvolvimento e organizações de serviços associados, além de diversas representações governamentais. São mais de 300 empresas e instituições dos setores de economia criativa e tecnologias para cidades.
Fizemos contato com assessoria de imprensa do Porto Digital para saber mais sobre as implementações deste projeto-piloto mas não tivemos resposta até o fechamento da matéria.
Fonte: gov.br / portodigital.org