Os gestores escolares de todo país devem realizar a indicação dos estudantes que necessitam de material didático em Braille para receber os livros acessíveis.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberou no sistema PDDE Interativo/Simec, a Ferramenta Acessibilidade que contém o número de alunos cegos registrados pelo censo escolar em 2020.
Usuários do Braille no Ensino em 2021
As escolas devem acessar a ferramenta e aprovar ou alterar os dados. Ou seja, precisam confirmar se há usuários do Braille no ensino fundamental em 2021 e a quantidade correta.
“Com essa confirmação, será possível mapear de forma exata a escola em que o estudante está matriculado e quais unidades realmente precisam deste valioso recurso”, destaca o presidente do FNDE, Marcelo Ponte.
O procedimento deve ser realizado no sistema até 7 de maio. Não será possível fazer o registro após essa data. O Manual Acessibilidade 2021 trás orientações para preencher os dados com número de alunos e professores usuários do Braille nas escolas, clique aqui para acessar.
Alunos com baixa visão e surdo-cegueira
Além do Braille os alunos com baixa visão e surdo-cegueira devem utilizar livros em formato EPUB que serão distribuídos pela autarquia, este material permite uma ampliação dos caracteres, audição do conteúdo e o uso de contraste para leitura. A escola deverá seguir os passos da Ferramenta EPUB para solicitar dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio; ou pelo e-mail coled_fnde@fnde.gov.br, para os anos iniciais do ensino fundamental.
Para mais informações sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), basta acessar o link a seguir: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro.