Orçamento Municipal: Veja as 20 Cidades Mais Endividadas do País
Uma pesquisa divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) mostra que, em 2025, o endividamento municipal no Brasil está fortemente concentrado na região Sudeste.
Dos 100 municípios mais endividados do país, 51 estão localizados nessa região. O Sul aparece na sequência, com 22 cidades, seguido pelo Centro-Oeste (14) e pelo Norte (7). O Nordeste registra o menor número, com seis municípios no ranking.
O ranking nacional é liderado por Seropédica, no estado do Rio de Janeiro. Em segundo lugar está Santa Luzia, em Minas Gerais, seguida por Saquarema (RJ). Santana de Parnaíba, em São Paulo, ocupa a quarta posição, enquanto Macaé (RJ) fecha o grupo das cinco cidades mais endividadas do Brasil em 2025.
Ranking de Competitividade dos Municípios
Os dados fazem parte da sexta edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, estudo que avaliou 418 cidades brasileiras — o equivalente a 7,5% do total de municípios do país.
O levantamento considera apenas localidades com mais de 80 mil habitantes, conforme a estimativa populacional de 2024 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O ranking é utilizado como referência para analisar a situação fiscal, a gestão pública e a capacidade financeira dos municípios brasileiros, servindo de base para gestores, investidores e formuladores de políticas públicas.
Leia também:
- Câmara Abre Inscrições para Concurso Público: Salários Podem Chegar a R$ 30 Mil
- FNDE Divulga Guia do BB Gestão Ágil para Prestação de Contas do PNATE
De acordo com o levantamento, 14 municípios passaram a integrar o grupo analisado nesta edição. São eles: Canaã dos Carajás (PA), Barbalha (CE), Eusébio (CE), Ceará-Mirim (RN), Arcoverde (PE), Belo Jardim (PE), Carpina (PE), Alfenas (MG), Três Rios (RJ), Matão (SP), São Roque (SP), Cianorte (PR), Biguaçu (SC) e Itapema (SC).
Em conjunto, os 418 municípios analisados concentram 60,28% da população brasileira, o equivalente a 128.144.024 habitantes, de um total estimado de 212.577.978 pessoas no país, segundo dados do IBGE referentes a 2024.
Confira a lista dos 20 municípios mais endividados do país, segundo o CLP:
- Seropédica (RJ)
- Santa Luzia (MG)
- Saquarema (RJ)
- Santana de Parnaíba (SP)
- Macaé (RJ)
- Niterói (RJ)
- Maricá (RJ)
- Goiana (PE)
- Curvelo (MG)
- Indaiatuba (SP)
- Vitória (ES)
- Tangará da Serra (MT)
- Nova Lima (MG)
- Itaboraí (RJ)
- Itaperuna (RJ)
- Águas Lindas de Goiás (GO)
- Pouso Alegre (MG)
- Aracruz (ES)
- Coronel Fabriciano (MG)
- Canaã dos Carajás (PA)
Atraso no pagamento de fornecedores
Em outro levamentamento que foi divulgado no fim de 2025 pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), os dados revelam que a situação fiscal segue desafiadora para grande parte das prefeituras brasileiras.
Segundo a entidade, 1.202 municípios — o equivalente a 28,8% do total — relataram atrasos no pagamento de fornecedores, sinalizando dificuldades de caixa e restrições orçamentárias.
Em contrapartida, 2.858 prefeituras (68,5%) afirmaram manter os compromissos fiscais em dia. A pesquisa ouviu representantes de 4.172 cidades, entre os 5.568 municípios existentes no país. Outros 112 municípios (2,7%) não responderam a esse quesito.
O estudo também aponta efeitos colaterais da escassez de recursos nas contas públicas municipais. De acordo com a CNM, 1.293 prefeituras (31%) empurraram despesas previstas para 2025 para o exercício de 2026 sem a correspondente previsão orçamentária, prática conhecida como “restos a pagar”.
Por outro lado, 2.623 municípios (62,9%) informaram que não deixariam despesas sem cobertura orçamentária para o próximo ano, enquanto 256 prefeituras (6,1%) não responderam ao questionamento.
Os dados reforçam o alerta sobre a sustentabilidade fiscal dos municípios e evidenciam a necessidade de maior previsibilidade de receitas, revisão de despesas e apoio federativo para garantir o equilíbrio das contas públicas locais.
Por: Thais Correa/Portal Convênios – Fonte: Brasil 61.





One thought on “Orçamento Municipal: Veja as 20 Cidades Mais Endividadas do País”
Comments are closed.