Imagem de Portal Convênios

Brasil Vai Construir 1º Hospital Inteligente do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) deu um passo rumo à modernização, com a implantação do projeto do primeiro hospital público inteligente do Brasil — a unidade terá tecnologias avançadas, como inteligência artificial, telemedicina e conectividade 5G, e será referência nacional em assistência de saúde totalmente digital e atendimento de alta precisão.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O convênio com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) do BRICS, no valor de US$ 320 milhões, foi assinado para a construção do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), o primeiro hospital inteligente da rede pública nacional.

A unidade, que promete revolucionar o atendimento com tecnologias de ponta, será erguida no terreno do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Diferente de um hospital comum, o ITMI-Brasil funcionará como um centro de pesquisa, inovação e atendimento integrado ao cidadão.

Seu objetivo declarado é criar um modelo nacional de referência, onde Inteligência Artificial (IA), redes 5G e sistemas digitais trabalhem em conjunto para dar mais agilidade e precisão aos cuidados com a população.

O projeto, uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Saúde, tem previsão de ficar pronto em 2027. Ele ocupará uma área de 36 mil m², contará com 350 leitos conectados a UTIs inteligentes e haverá 25 salas para cirurgia.

Tecnologia para transformar o atendimento

A promessa central do hospital é a de que decisões médicas críticas, que hoje podem levar horas, sejam tomadas em questão de segundos. Isso será possível graças a:

IA no Auxílio ao Diagnóstico: Sistemas de inteligência artificial analisarão automaticamente exames de imagem, como tomografias e ressonâncias, para identificar padrões e alertar os médicos sobre possíveis anomalias com extrema velocidade, auxiliando na triagem e no diagnóstico precoce.

5G como Espinha Dorsal: A infraestrutura de rede 5G será fundamental para suportar a transmissão em tempo real de grandes volumes de dados, como vídeos de ultra-definição para telecirurgias e consultas remotas (telessaúde) de alta complexidade com especialistas de qualquer parte do país.

Logística e Gestão Inteligentes: Sensores e sistemas integrados vão monitorar em tempo real a localização de equipamentos, otimizar o fluxo de pacientes e gerenciar de forma automática os estoques de medicamentos e insumos, reduzindo desperdícios e tempo de espera.

O Futuro do SUS

A escolha do complexo do HC-FMUSP como sede não é por acaso. A instituição é um dos maiores polos de saúde, pesquisa e ensino da América Latina, oferecendo o ecossistema ideal para que as inovações testadas no ITMI sejam validadas e, posteriormente, possam ser adaptadas para outros hospitais públicos do Brasil.



Leia também:


“Estamos construindo muito mais que um novo prédio. Estamos criando um laboratório vivo de inovação para todo o SUS. O conhecimento gerado aqui será compartilhado para qualificar o sistema público de saúde em todo o país”, afirmou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciano Santos, durante o anúncio do projeto.

“Há um grande esforço de modernização tecnológico do SUS para ofertar para a população brasileira de graça o mesmo que os principais hospitais de excelência privados do país. Hoje estamos em outra fronteira. Esse contrato vai trazer um salto além, que é trazer para o Brasil aquilo que nem os maiores hospitais privados brasileiros oferecem ainda”, disse o ministro da Saúde.

Com a licitação para as obras prevista para este ano de 2026, o ITMI-Brasil deverá se consolidar como um dos maiores investimentos em saúde digital na história recente do país.

O projeto simboliza um caminho estratégico para enfrentar os desafios de eficiência e acesso do SUS, usando ciência e tecnologia de ponta como pilares para uma saúde pública mais ágil, preventiva e de qualidade para todos os brasileiros.

Por: Lucas A L Brandão/Portal Convênios – Fonte: Agência Brasil

Siga Nossas Redes Sociais