portalconvenios.com

Novo PAC: Patrimônio Cultural de Cidades Mineiras Receberá Investimentos de 200 Milhões

Cidades de Minas Gerais que nunca haviam recebido recursos do Governo Federal para cultura serão contempladas pelo Novo PAC.

Ouro Branco, Cataguases e Juiz de Fora estão entre os 15 municípios mineiros que receberão investimentos em obras e projetos de patrimônio cultural.

Na última sexta-feira, dia 28, em Belo Horizonte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um investimento de mais de 200 milhões de reais destinado ao estado. A lista de cidades beneficiadas inclui também destinos históricos como Ouro Preto, Mariana, Diamantina e Congonhas, entre outros.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia na capital mineira. Acompanhado por uma comitiva de ministros, o presidente também revelou novos investimentos do Governo Federal em Minas Gerais, abrangendo áreas como energia, infraestrutura e educação.

A comitiva contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do presidente do Iphan, Leandro Grass, e de dirigentes do MinC. Margareth Menezes destacou a importância desses investimentos na valorização e preservação da cultura brasileira.

De acordo com a ministra, “não se trata apenas de recuperações de igrejas, teatros, museus, mas todo esse investimento vai gerar milhares de empregos”. 

“Vai devolver para as comunidades a autoestima, o sentimento de pertencimento, vai gerar turismo, promover oportunidades de novos negócios. Sobretudo para as populações locais, que vão ter mais chances de trabalho a partir da ativação desses lugares, desses imóveis que a gente está recuperando”, ela explica.

Leia também:

A ministra também celebrou a retomada das obras e entrega de quatro CÉUs das Artes no estado, por meio do Novo PAC. O de Ressaca foi inaugurado em 2023, com investimentos de R$ 4 milhões.

No de Nova Contagem, inaugurado este ano, foram investidos R$ 3 milhões. Os CÉUs das Artes de Itabira e Betim devem estar prontos até o fim de 2024.

O presidente Lula ressaltou o impacto do volume de investimentos anunciados: “Eu duvido que houve um dia no estado de Minas Gerais que um presidente da República veio anunciar a quantidade de coisas que eu vim anunciar aqui”.

Também participaram do evento em BH a primeira-dama, Janja da Silva, os ministros Camilo Santana, da Educação; Jader Filho, das Cidades, e Laércio Portela, da Secom.

Estiveram presentes ainda o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o vice-governador de Minas, Mateus Simões, e a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart, além de parlamentares.

Fonte: Brasil 61.

Siga Nossas Redes Sociais

2 thoughts on “Novo PAC: Patrimônio Cultural de Cidades Mineiras Receberá Investimentos de 200 Milhões

Comments are closed.