O prazo estabelecido para diretores e gestores de instituições de ensino efetuarem a adesão e o preenchimento do Plano de Aplicação Financeira (PAF) da Política de Inovação Educação Conectada de 2023 encerrará no dia 1º de novembro, próxima quarta-feira.

Estas medidas são parte integrante da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, um projeto do Ministério da Educação (MEC) destinado a apoiar as escolas na obtenção de conexões de alta velocidade e no estímulo ao uso pedagógico das tecnologias digitais na educação básica.

Para garantir o acesso aos recursos, os gestores escolares de todo o Brasil devem utilizar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. É fundamental formalizar a adesão da instituição de ensino, responder ao formulário de monitoramento e, posteriormente, preencher o PAF. Estas etapas são essenciais para que os benefícios da Política possam ser efetivamente obtidos.

De acordo com Carlos Machado, coordenador de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério, não há planos de prorrogação do prazo para adesão e preenchimento do PAF. Ele enfatizou:

“Recomendamos que as escolas não deixem para a última hora a realização destes procedimentos, a fim de evitar sobrecargas no sistema. Portanto, estejam atentos a esta oportunidade que temos de disponibilizar diretamente os recursos para conectar as escolas”. Afinal, segundo ele, “uma conexão de qualidade é uma conexão que se traduz em uso pedagógico eficaz“.

Neste contexto, a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC elaborou um Tutorial para o Programa de Inovação Educação Conectada de 2023 no PDDE, contendo diretrizes abrangentes e um guia passo a passo para a adesão, o monitoramento do programa e o preenchimento do PAF.

Undime

Na sexta-feira, 27 de outubro, o MEC, através da SEB, participou de uma videoconferência promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) na plataforma Conviva Educação.

Leia também:

O evento abordou o tema “Política de Inovação Educação Conectada e adesão à fase de elaboração do Plano de Aplicação Financeira de 2023” e teve o propósito de orientar os gestores e diretores das escolas em relação à adesão e ao preenchimento do PAF do Programa de Inovação Educação Conectada.

O encontro contou com a participação de Carlos Augusto Machado, coordenador de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do MEC, que respondeu a dúvidas e ofereceu orientações aos representantes das escolas sobre a política e a elaboração do PAF de 2023.

A mediação da conversa ficou a cargo de Eduardo Ferreira da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho (GT) de Tecnologia da Undime, vice-presidente da Undime Mato Grosso e dirigente municipal de Educação de Canarana (MT).

A Política de Inovação Educação Conectada (Piec) do MEC tem como objetivo promover a universalização do acesso à internet de alta velocidade, tanto por meio terrestre quanto via satélite, e estimular o uso da tecnologia digital na educação básica. A Piec representa uma das vertentes da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas.

Escolas Conectadas 

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para educar com as tecnologias e alcançar, assim, a cidadania digital. 

Nesse sentido, são considerados seis eixos: formação e competências; currículo; gestão e transformação digital; recursos educacionais digitais; ambientes e dispositivos; e conectividade.   

A fim de atingir esses objetivos, no que se refere ao eixo de conectividade, a Estratégia Nacional vai se basear em parâmetros de referência para definir qual é a conectividade adequada para as escolas. 

Com isso, o foco é garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, priorizando conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.    

A conectividade ideal para fins pedagógicos permite: a realização de atividades pedagógicas e administrativas on-line; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

Por: Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.