Um modelo de atividade que fomenta o turismo não apenas para os viajantes, mas também para a população local, emerge como uma eficaz ferramenta para a transformação de destinos em locais mais atraentes tanto para residentes quanto para visitantes.

Essa é a visão encampada pelo Mobiliza SLZ, um projeto que está revitalizando a capital maranhense com uma vigorosa onda de expressão criativa e cultural.

Este movimento não apenas amplifica os potenciais econômicos da região, mas também nutre o crescimento social, cria oportunidades para pequenos empreendimentos e resgata o patrimônio cultural e turístico do local.

Concebido e promovido pelo Sebrae Maranhão, o Mobiliza SLZ tem como propósito fortalecer e celebrar as ricas tradições culturais e artísticas de São Luís (MA), conhecida carinhosamente como a “Jamaica Brasileira”.

Economia criativa

A cultura, o turismo e a economia criativa constituem os pilares dessa rede diversificada e transformadora, onde ideias e experiências se entrelaçam em um ambiente de intensa troca.

Reconhecido como um projeto dedicado à valorização da diversidade cultural e criativa da cidade, o Mobiliza SLZ foi laureado com o prestigioso Prêmio Ouro de Turismo Responsável da WTM Latin America, graças à sua capacidade de resgatar a cultura em meio às ruas da cidade de uma maneira inovadora, proporcionando uma experiência renovada tanto para os residentes locais como para os visitantes de outras paragens.

Para o diretor Técnico do Sebrae/MA, Mauro Borralho, o reconhecimento é fruto de um trabalho realizado a muitas mãos.

Leia também:

“É com alegria que compartilhamos o reconhecimento e o destaque que o Mobiliza vem recebendo, por seus resultados e relevância, com todos aqueles que contribuem com o projeto: iniciativa pública, privada, equipe do Sebrae e, sobretudo, aos empreendedores criativos que fazem esse grande movimento acontecer com muita beleza e engajamento”, destacou.

O Mobiliza SLZ conecta empreendedores, artistas e profissionais da economia criativa para transformar São Luís na Ilha da Criatividade.

O movimento reúne ações que incluem desde performances individuais a eventos nos mais diversos formatos, como festivais de música, cinema, teatro, performances e intervenções artísticas.

Nesse sentido, a cadeia de valor da economia criativa é ponto central para o desenvolvimento do turismo e da cultura local, aumentando o fluxo de pessoas nos restaurantes, valorizando a arquitetura da cidade, a moda, o artesanato, a literatura, a música e o design da cidade que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Cidades criativas

Para valorização da pluralidade nacional, o Ministério do Turismo lançou a série “Cidades Criativas do Brasil”, que apresenta a história, tradições, cultura e beleza das cidades brasileiras que integram a Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco.

Por: Ministério do Turismo (MTur)

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.