As inscrições para a terceira edição do Projeto de Ampliação de Mercados para Produtos de Origem Animal, denominado Consim, estão abertas, informou o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O projeto visa expandir a adesão dos municípios ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), uma iniciativa que permite a comercialização de produtos animais em todo o território nacional.
Por meio do Consim, os gestores municipais e as agroindústrias são capacitados pelo Mapa sobre os procedimentos necessários para integrar o SISBI-POA.
A adesão ao sistema autoriza os municípios a concederem selos de inspeção que permitem aos estabelecimentos registrados vender seus produtos e derivados de origem animal em todo o país. Os interessados têm até o dia 30 de abril para se inscreverem no programa.
Leia também:
- MGI quer formar parcerias com estados para modernizar a gestão pública
- Enem: começa hoje o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição
- Novo PAC Educação: Confira o Cronograma de Contratação de Obras
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que a meta do programa este ano é incorporar cem consórcios públicos municipais ao SISBI-POA, alcançando assim mais de mil municípios.
Fávaro também destaca que a adesão ao sistema de inspeção do Mapa é vantajosa para os estabelecimentos da agroindústria, para a economia local e para os consumidores. Todos se beneficiam da iniciativa.
“O que é o SISBI? É o sistema integrado, que faz com que o sistema municipal, o sistema estadual e o sistema nacional se integrem. E a produção de uma pequena propriedade possa ser vendida em qualquer município brasileiro. Se você tem o SISBI, você vende o seu frango caipira, o seu queijo, o seu doce de leite em qualquer município brasileiro”, lembra.
Confira abaixo o cronograma da terceira edição do Consim
- Inscrições – 16 a 30 de abril;
- Análise de inscrições recebidas – 2 a 10 de maio;
- Resultado preliminar das inscrições – 13 de maio;
- Recurso – 13 a 15 de maio;
- Análise dos recursos – 16 a 19 de maio;
- Divulgação das inscrições homologadas – 20 de maio;
- Qualificação do cadastro geral no e-SISBI – 20 de maio a 23 de junho;
- Avaliação da qualificação do cadastro geral – 24 a 28 de junho;
- Divulgação de resultado preliminar – 1º de julho;
- Recurso – 1º a 3 de julho;
- Análise dos recursos – 4 a 8 de julho;
- Divulgação dos selecionados para a etapa de qualificação do cadastro SISBI – 9 de julho;
- Assinatura de protocolo de intenções – até 15 de julho.
Fonte: Brasil 61