A prefeitura de Peixe, município no sul do Tocantins, lançou um edital para conceder à iniciativa privada o direito de explorar economicamente a Praia da Tartaruga durante o período de três anos.
As propostas das empresas interessadas serão recebidas nesta quarta-feira (25), e a remuneração da vencedora se dará exclusivamente pela exploração dos espaços públicos no percurso da temporada de praia.
O edital contempla a exploração da área de estacionamento e mais todo o espaço da praia, com aproximadamente 2 mil metros quadrados.
A empresa contratada será responsável pela realização e exploração da temporada entre os meses de junho e agosto. Os serviços a serem fornecidos pela empresa vencedora compreendem a realização, organização, coordenação e execução de todos os eventos, com fornecimento de seguranças, shows artísticos, alvará de licenças e vigilância sanitária e o que mais se fizer necessário.
Peixe – Turismo Tocantins
A própria história da cidade de Peixe, localizada na região sul do Tocantins, já carrega em si curiosidades a serem desvendadas pelo turista. A influência dos colonizadores à procura de ouro deixou costumes, lendas e tradições marcantes na cidade.
Leia também:
- MUNICÍPIOS COM IMPEDIMENTOS 1° CICLO DE TRANSFERÊNCIAS ESPECIAIS 2022
- Empresários: Saiba Como Aderir Ao Relp E Pagar Dívidas Com Desconto
Reza a lenda que uma cheia provocada pelas águas do Rio Tocantins atingiu uma grande lagoa a 2 km do povoado. Com a baixa das águas, ficou preso na lagoa um peixe de tamanho nunca visto na região. Daí o nome. Mas o que atrai o turista para Peixe são suas belas praias, às margens do Rio Tocantins.
Se a intenção é um visual paradisíaco, a Praia da Ilha da Tartaruga tem que estar no topo da lista. Essa praia é avaliada pelos turistas como uma das melhores do Estado.
Suas águas transparentes e uma faixa de 225 mil m2 de areias brancas são convites para banhos e práticas de esportes aquáticos. Surge daí um complexo turístico e de lazer a céu aberto.
Na Praia da Tartaruga durante a alta temporada, em julho, a infraestrutura é montada para receber visitantes de todo o país: são minimercado, pousada, área de camping, bares, sorveterias, parque inflável, lojinhas, apresentações teatrais, oficinas de pinturas, shows musicais, entre outras opções. Os bares e restaurantes servem a comida típica e cardápios variados, como o famoso peixe frito – caranha, tucunaré e corvina – até o carneiro assado na brasa.
Por Mayara Abreu – Repórter da Unitins FM, para a Rádio Nacional e turismo.to.gov.br.