A partir do dia em que foi liberado aos bancos realizar empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o debate sobre as regras do empréstimo se intensificou nas redes sociais, principalmente por ter sido autorizado em pleno período eleitoral.

Dúvidas sobre quem pagará a dívida, caso o beneficiário deixe de receber o auxílio, são comuns. Algumas publicações, por exemplo, também chamam a atenção para falsas promessas e informações enganosas como a de que o governo vai pagar a dívida das pessoas que solicitarem este empréstimo.

Captura de tela de uma publicação afirmando que estão prometendo que a dívida do crédito consignado será paga pelo governo (Foto: Twitter / Reprodução)

Por isso, o Portal Convênios separou as regras mais importantes que você precisa saber antes de recorrer ao crédito consignado do Auxílio Brasil, confira.

O governo vai pagar a minha dívida?

O responsável pelo recebimento do Auxílio Brasil deverá ter em mente, que o pagamento ocorre de maneira automática. Assim, antes mesmo de o Auxílio ser depositado, a parcela do consignado já será descontada, de acordo com as regras do consignado.

Conforme determinado nas regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o responsável familiar que recebe o Auxílio Brasil há, pelo menos, três meses é quem deve arcar com a dívida e quitar as parcelas conforme contrato estabelecido com instituição bancária, não havendo portanto nenhum compromisso do governo de pagar esta dívida com o banco.

E se eu perder o Auxílio Brasil, o que acontece?

Ainda que, por alguma razão, você deixe de receber o benefício do Auxílio Brasil, você deverá pagar a dívida do consignado. Mesmo nesses casos, o governo federal não assumirá a responsabilidade pelo pagamento.

Leia também:

No site da Caixa, o banco informa que, em caso de perda ou de cancelamento do benefício, as parcelas passarão a ser pagas por meio de débito em conta. “Se não existir autorização para isso, ou se não tiver saldo disponível para o débito, a 2ª via do boleto com o valor atualizado pode ser emitida no site CAIXA, explica.

Além disso, o banco orienta as pessoas a se planejarem “para uma emergência”. E alerta que “se não conseguir pagar as parcelas até a data do vencimento, a dívida aumenta com o passar do tempo, por conta dos juros e multa pelo atraso”.

Em quais bancos posso pegar o empréstimo?

As instituições financeiras habilitadas junto ao Ministério da Cidadania são: Caixa, Banco Agibank; Banco Crefisa; Banco Daycoval; Banco Pan; Banco Safra; Capital Consig Sociedade de Crédito Direto; Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento; Pintos S/A Créditos; QI Sociedade de Crédito Direto; Valor Sociedade de Crédito Direto; e Zema Crédito, Financiamento e Investimento.

A lista completa pode ser encontrada no site do governo.

Fonte: Yahoo Finanças.

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.