O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou na última sexta-feira, 26, o Sistema de Gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (SIGPNAE), que é uma ferramenta digital de cadastramento de nutricionistas.

Participaram da mesa de abertura do evento a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Solange Castro; a nutricionista Lorena Chaves, representando o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN); e a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Pnae, Deborah Bosco. O evento foi realizado no auditório do FNDE, em Brasília e teve transmissão pelo canal do YouTube da autarquia.

“É uma grande honra estar aqui hoje nesse lançamento do SIGPNAE. O Pnae é uma política pública educacional e de segurança alimentar e nutricional, tendo como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos alimentares saudáveis. Portanto, é fundamental que o FNDE possua um sistema de cadastro de nutricionistas confiável. É por meio desse cadastro que vamos manter um banco de nutricionistas atualizado e, com isso, pretendemos prestar todo apoio técnico que compete ao FNDE”, afirmou Solange Castro.

O que é o SIGPNAE

O SIGPNAE – Sistema de Gestão do PNAE tem por objetivo atender as necessidades de gerenciamento do monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, permitindo a automação das tarefas necessárias no processo de monitoramento, bem como a geração de relatórios e pareceres técnicos para controle gerencial.

As informações cadastradas servirão de insumo para alimentar os aplicativos Mobile: PNAE Monitora e ePNAE, permitindo desta forma a realização do monitoramento In Loco de forma eficaz.

É objetivo também do SIGPNAE atender as necessidades da Coordenação de Educação e Controle Social – COECS, responsável pela gestão dos conselhos de alimentação escolar, desta forma, o mesmo permitirá automatizar o fluxo de cadastro e atualização das informações de cada mandato do conselho do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, permitindo a consulta e impressão de relatórios gerenciais.

Leia também:

A nutricionista Lorena Chaves, por sua vez, destacou a atuação conjunta dos órgãos ligados aos nutricionistas e ao FNDE. “O Pnae é um dos grandes campos de trabalho do nutricionista, ficando atrás somente do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento do módulo só foi possível através dessa integração entre o FNDE, o CFN e os conselhos regionais de nutricionistas. Vejo essa criação como benéfica para todas as partes, tanto para as entidades executoras, tanto para nós, nutricionistas”, comentou.

A coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional do Pnae, Deborah Bosco, deu mais detalhes sobre a nova ferramenta. “Agora, com o objetivo de melhorar os procedimentos de vinculação e desvinculação dos nutricionistas e alinhar as informações com os conselhos regionais, a partir do dia 1° de junho, o cadastro de nutricionistas começará a ser realizado no SIGPNAE. Esse novo sistema traz algumas alterações inovadoras e práticas, de modo a facilitar os procedimentos, com um layout mais limpo e eficiente, permitindo também a realização de buscas mediante filtro de pesquisas, emissão de relatórios e apresentação de gráficos”, explicou.

Manual do sistema SIGPNAE – Sistema de Gestão do PNAE

Caso haja questionamentos que não tenham sido respondidos durante o evento virtual, é possível acessar o Manual do SIGPNAE – Sistema de Gestão do PNAE, ou encaminhar as dúvidas para à equipe do FNDE por meio do endereço de e-mail: cosan@fnde.gov.br

Fonte: FNDE.

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.