O governo federal atualizou o cronograma de aplicação das provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023, nas modalidades regular, pessoas privadas de liberdade (PPL) e participantes do exterior.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova criada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o objetivo de certificar competências e habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio.

A prova do Encceja é composta por questões de múltipla escolha e é aplicada em duas modalidades: para quem deseja obter a certificação do ensino fundamental e para quem deseja obter a certificação do ensino médio. As provas são divididas em áreas de conhecimento, como Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia e Ciências.

Uma das principais aplicações do Encceja é oferecer uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio de obter uma certificação que lhes permita continuar seus estudos ou ingressar no mercado de trabalho. A prova também pode ser utilizada como uma forma de avaliação da qualidade do ensino em determinadas regiões ou instituições.

Outra aplicação importante do Encceja é a possibilidade de que os estudantes possam utilizar a certificação obtida para ingressar em instituições de ensino superior, como universidades e faculdades. Isso pode ser especialmente importante para jovens e adultos que têm dificuldades financeiras ou de acesso ao ensino.

O novo cronograma havia sido publicado em portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do dia 2 de janeiro, mas foi republicado para atualização de erros no documento anterior nesta terça-feira (17). 

Quem pode participar do Encceja?

Para participar do Encceja, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental.

Leia também:

Isso inclui jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular, bem como aqueles que não conseguiram concluir esses níveis de ensino.

Para participar do Encceja, os candidatos devem se inscrever no período estabelecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e atender aos requisitos estabelecidos. É importante observar que os candidatos devem escolher a modalidade de prova de acordo com o nível de ensino que desejam obter a certificação (ensino fundamental ou ensino médio).

Além disso, é importante ressaltar que o Encceja é uma prova gratuita, e que os candidatos não precisam pagar para se inscrever ou realizar a prova.

Datas

A etapa regular do Encceja 2023 terá inscrições entre 22 de maio e 2 de junho. A aplicação do exame será em 27 de agosto, com divulgação do gabarito em 11 de setembro e dos resultados em 22 de dezembro. 

Já para as pessoas privadas de liberdade e reaplicação do Encceja regular, as inscrições vão de 24 de julho a 4 de agosto, com provas nos dias 17 e 18 de outubro. Os gabaritos e o resultado dessa etapa serão divulgados, respectivamente, nos dias 3 de novembro e 22 de dezembro.

Participantes que vivem no exterior poderão se inscrever entre 17 e 28 julho. Para esses estudantes, a aplicação está prevista para 22 de outubro, com divulgação do gabarito em 14 de novembro e do resultado também no dia 22 de dezembro.

Por fim, o Encceja 2023 para pessoas privadas de liberdade no exterior terão as inscrições abertas entre 17  e 28 de julho, mas com aplicação de provas entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro. Os gabaritos desta etapa serão divulgados no dia 14 de novembro e os resultados, dia 22 de dezembro.

Fonte: Agência Brasil.

Siga Nossas Redes Sociais

Ativar Notificações OK Não, obrigado.