portalconvenios.com

Fórum das Transferências e Parcerias da União Reúne 3 mil Gestores em Brasília

Evento do MGI debate modernização da gestão pública e marca adesão de Mamborê (PR) ao Contrata+Brasil


portalconvenios.com
A ministra Esther Dweck e autoridades federais, distritais e municipais durante a abertura do 10º Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU), em Brasília. Foto: Adalberto Marques

Brasília — Com o Centro de Convenções Ulysses Guimarães totalmente ocupado, começou na terça-feira, 3 de junho de 2025, o X Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU).

Mais de três mil representantes de estados, municípios, órgãos de controle e organizações da sociedade civil participam dos três dias de debates promovidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

“Um evento dessa magnitude, com representatividade de todos os estados, mostra como a gente consegue alcançar essa cooperação federativa e levar a Rede de Parcerias a cada cantinho do Brasil”, destacou a secretária-adjunta substituta de Gestão e Inovação, Regina Lemos, na cerimônia de abertura.

Contrata+Brasil

O primeiro grande anúncio do Fórum foi a adesão da Prefeitura de Mamborê (PR) à plataforma Contrata+Brasil, formalizada pelo prefeito Sebastião Martinez na presença da ministra Esther Dweck, do secretário de Gestão e Inovação, Roberto Pojo, e do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Ricardo Cappelli.

Leia também:

“É um marco para a nossa cidade. Em apenas seis meses de gestão, mostramos que é possível transformar a administração pública com planejamento, parcerias e compromisso com a população”, comemorou Martinez ao assinar o termo de ingresso.

Desenvolvida pelo MGI, a plataforma conecta compradores públicos a Microempreendedores Individuais (MEIs), com o objetivo de estimular economias locais.

“O Contrata+Brasil é uma grande iniciativa do MGI para transformar as contratações públicas em motor para o desenvolvimento do país”, afirmou Pojo durante palestra na jornada temática “Compras Públicas”.

Jornadas de conhecimento

Depois da solenidade de abertura, os participantes se dividiram em trilhas paralelas:

  • Controle e Orçamento – O procurador Fábio Nóbrega, do Ministério Público Federal, detalhou o papel do MPF na fiscalização do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia, estabelecido pela Lei 14.719/2023. “Pela primeira vez temos um marco legal que viabiliza a conclusão de obras inacabadas; o MPF acompanhará cada repasse”, pontuou.
  • Captação e Transferências – O diretor de Transferências e Parcerias da União, Hugo Marques, apresentou o passo a passo para captar recursos via Transferegov.br, plataforma que digitaliza instrumentos de parcerias e convênios.
  • Transformação Digital – Sob o tema “Gestão pública sem papel é possível! Vem saber como”, a diretora Priscila Cabral mostrou as soluções do Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), disponíveis para adesão de estados e municípios rumo a um governo 100 % digital.

Outros painéis abordaram segurança pública, assistência social, saúde, gestão de obras e sustentabilidade, reafirmando o Fórum como espaço de construção coletiva e cooperação entre entes federativos.

Sobre o FNTU

Realizado anualmente pelo MGI, o Fórum traz este ano o lema “Um universo de possibilidades para a gestão pública”.

A edição de 2025 conta com apoio do Governo do Distrito Federal, Caesb e Fundo Nacional de Saúde, além de patrocínio master da Caixa Econômica Federal e de instituições como ABDI, NIC.br, Serpro, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Ministério da Saúde.

A programação se encerra nesta quinta-feira(5) com mais de 40 painéis, oficinas e mesas-redondas dedicadas a soluções para uma gestão pública mais eficiente, transparente e colaborativa.

Por: Lucas A L Brandão/Portal Convênios.

Siga Nossas Redes Sociais