O novo edital do Programa Mais Médicos está disponível para os municípios de todo Brasil que tiverem interesse na contratação de profissionais com as capacidades exigidas em 2021.
O Ministério da Saúde acaba de lançar o edital com aproximadamente 3 mil novas vagas abertas. A intenção é melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o país, além de ampliar o atendimento da rede de Atenção Primária à Saúde no enfrentamento da Covid-19, para dar suporte na campanha de vacinação que vem sendo realizada este ano.
A prioridade neste momento será para substanciar locais onde a situação da epidemia é mais grave, como a região norte onde estudos mostram que a propagação do vírus precisa de combate urgente. Os selecionados receberão passagens para o deslocamento, além de acolhimento específico nos municípios onde vão atuar.
“Também é importante reforçar que, como as oportunidades estão sendo oferecidas em todos os estados, muitos médicos terão a oportunidade de ficar próximos de suas famílias.”
Raphael Parente, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde
Requisitos para Participar do Mais Médicos
Um dos requisitos solicitados para participar do Mais Médicos é que os profissionais devem ter se formado em instituições brasileiras de ensino superior, ou que possuam o certificado de revalidação do diploma no Brasil, também é necessário estar com registro no Conselho Regional de Medicina(CRM) devidamente regular.
Prazo para Manifestar Interesse
Os municípios devem manifestar interesse mediante comunicação ao Ministério da Saúde até próxima segunda-feira 15 de Março, relatando a necessidade de contratar mais médicos para o atendimento a população. Entre os dias 16 e 22 de março, será a vez dos profissionais de saúde se cadastrarem no programa.
A previsão de início do trabalho nos municípios será a partir de 23 de abril, para profissionais de saúde selecionados na primeira chamada. O edital prevê ainda permanência dos médicos no programa por três anos passíveis de prorrogação por igual período.
Dos Critérios de Adesão
O Distrito Federal e os Municípios elegíveis que aceitarem participar do Projeto Mais Médicos para o Brasil, estarão habilitados ao preenchimento de vagas disponíveis e autorizadas pela SAPS/MS para aperfeiçoamento de profissionais em suas Unidades Básicas de Saúde, nos termos e condições do Edital”.
Da Indicação do Local de Atuação (ESCOLHA DE VAGAS)
“Os médicos com inscrição concluída deverão acessar o SGP, por meio do endereço eletrônico maismedicos.gov.br nos prazos constantes no cronograma para proceder a indicação de municípios/DSEI e/ou Distrito Federal para atuação, devendo obedecer aos procedimentos descritos no presente Edital, estando cientes, inclusive, quanto às regras de classificação e desempate.
A seleção poderá ter até 2 (duas) chamadas para indicação dos munícipios/DSEIs e/ou Distrito Federal, nos prazos constantes no cronograma, disponível no endereço eletrônico maismedicos.gov.br”.
Acesse a Íntegra dos Editais
Fonte: Ministério da Saúde