Nesta terça-feira (19), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou os resultados dos pedidos de revisão das notas das provas de títulos do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Os participantes podem acessar o resultado na área do candidato, utilizando login e senha pelo portal Gov.br.
A revisão de títulos foi solicitada por candidatos nos dias 4 e 5 de novembro, em recurso dirigido à banca examinadora da Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso.
Segundo os editais, a decisão da banca é definitiva, podendo manter, aumentar ou reduzir a pontuação original. “Não caberão recursos ou revisões adicionais”, reforçam os documentos oficiais.
Pontuação das Provas de Títulos
A etapa de avaliação de títulos tem caráter classificatório e corresponde a 0%, 5% ou 10% do total da nota final, de acordo com os percentuais definidos nos editais dos oito blocos temáticos.
Leia também:
- Nova Lei de Licitações: Desclassificar Licitante por Inexequibilidade Presumida é Irregular
- ANM Repassa R$ 460 Milhões da CFEM: 2.095 Municípios Estão na Lista
- BNDES abre concurso público após 12 anos sem processos de seleção
O valor máximo dessa prova é de 10 pontos, independentemente da soma de valores dos títulos apresentados.
Foram considerados apenas os títulos especificados nos editais, como diplomas de doutorado, mestrado e certificados de especialização, além da experiência profissional, que recebeu 0,5 ponto por ano completo.
A escolaridade mínima exigida para cada cargo foi avaliada separadamente e não pontuada nesta etapa.
Candidatos que não enviaram a documentação exigida até 11 de outubro receberam nota zero na avaliação de títulos. No entanto, essa ausência de pontuação não os desclassifica, já que mantêm as notas obtidas nas provas objetivas e discursivas ou de redação.
Impacto no Certame
Dos 45.082 candidatos habilitados a enviar os títulos em outubro, muitos poderão ter sua classificação alterada com base na pontuação revisada.
A avaliação de títulos é determinante para o ranqueamento final, mas não elimina os concorrentes que tenham obtido nota zero nessa fase.
O resultado final do CPNU está previsto para ser divulgado na próxima quinta-feira (21). A lista incluirá os candidatos classificados para vagas imediatas, bem como os que integrarão a lista de espera, conforme sua pontuação final.
Serão considerados aptos aqueles que, após a soma de todas as etapas – provas objetivas, discursivas e títulos –, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas ofertadas em cada bloco temático.
O Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de “Enem dos Concursos”, busca garantir maior transparência e padronização na seleção para cargos públicos, com ampla participação de candidatos em todo o país.
Confira os resultados no site do concurso, para tirar outras dúvidas acesse aqui.
Por: Lucas A L Brandão/Portal Convênios – Fonte: MGI